IBI5040
Introdução à Bioinformática
2016

Ementa


EMENTA
Janus - Sistema de Pós-Graduação

Intituto de Matemática e Estatística / Instituto de Ciências Biomédicas
 
Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioinformática
 
Disciplina: IBI5040-1- Introdução à Bioinformática

Créditos Aula: 8
Área de Concentração: 95131
Ativação: 16/04/2016

Objetivos
  • As ciências biológicas sofreram uma importante revolução nas últimas décadas pelo uso de métodos matemático-computacionais, o que foi possível graças a introdução de novas tecnologias para medição de fenômenos moleculares. O objetivo deste curso é familiarizar o aluno: com aspectos de dinâmicas fundamentais dos seres vivos no nível de Biologia Molecular e com a evolução das espécies; com os fenômenos moleculares que são medidos; com as técnicas de medição; com os repositórios públicos de fenômenos biológicos medidos; e, finalmente,com técnicas de processamento de dados que permitem extrair informação biológica dos fenômenos medidos. Além de apresentar exemplos de problemas de bioinformática e de suas soluções.
 
Docentes Responsáveis
  • Junior Barrera
  • Arthur Gruber
  • André Fujita
Justificativa
  • Nas últimas duas décadas presenciamos uma revolução nos estudos seres vivos. O desenvolvimento de novas tecnologias de medida, dentre elas a de sequenciamento de genomas e transcriptomas, possibilitou a geração de uma gigantesca quantidade de dados. A disponibilidade desses dados quantitativos permitiu a aplicação de técnicas de matemática, computação e estatística para a análise e compreensão de fenômenos biológicos complexos. Essa linha de estudo de fenômenos biológicos ficou conhecida como Bioinformática. O objetivo deste curso é dar ao aluno os conceitos fundamentais desta área
 
Conteúdo
  • O funcionamento molecular dos seres vivos. O dogma básico da biologia molecular e o papel dos RNAs não codificantes. Evolução dos seres vivos: mutação do DNA e pressão evolutiva. Redes metabólicas e de sinalização celular. A investigação do funcionamento dos seres vivos através de medidas: transcriptomica, proteômica, metabolomica. As tecnologias para decodificação e medição de fenômenos. Os repositórios públicos. Medição como um processo estatístico de amostragem. Exemplos de problemas de bioinformática e algumas soluções. Inferência de redes gênicas; identificação de marcadores genéticos para condições clínicas; inferência de vias de sinalização. Algumas medidas consideradas: sequenciamento de RNA clássico e de última geração; microarrays; espectrometria de massa; western blot; gel eletroforese; PCR; preparação de bibliotecas de cDNA; sequenciamento de DNA.


 
Forma de Avaliação
  • Provas escritas e exercícios. O aluno será aprovado se obtiver nota maior ou igual a 5.
Bibliografia
     
1) Green, Michael R., and Joseph Sambrook. Molecular cloning: a laboratory manual. New York: Cold Spring HarborLaboratory Press, 2012.
2) Gross, Jürgen H. Mass spectrometry: a textbook. Springer, 2004.
3) Molecular Biology of the Cell. Alberts, et al.
4) BaxevanisandOuellette (Eds.)Bioinformatics. Wiley-Interscience, 2005 (3rdedition)
5)Mount. Bioinformatics. CSHL Press, 2004 (2ndedition)
6) CompeauandPevzner. BioinformaticsAlgorithms: anactivelearning approach. Active Learning Publishers, 2014